Visão Mundial e parceiros distribuem kits de higiene pessoal e máscaras em municípios do Amazonas que lideram casos e mortes por COVID-19

Na última semana de maio, a Visão Mundial distribuiu 5 mil kits de higiene e máscaras de proteção para pessoas em vulnerabilidade econômica e social no Amazonas. As entregas foram realizadas nos municípios de Manaus e Manacapuru como estratégia de combate ao novo coronavírus.

Até o dia 3 de junho, o estado do Amazonas registrava 44.347 casos confirmados de COVID-19 e somava 2.138 óbitos causados pela doença. A situação mais grave é registrada na capital, Manaus, com 19.043 infectados e 1.407 óbitos. A 69 quilômetros da capital, Manacapuru é o município que, na semana da entrega, liderava em todo o Brasil a incidência da doença – mais de 200 casos para grupo de mil habitantes, índice quase 10 vezes maior que a média nacional.

“Essa ação mostra o amor e o respeito da Visão Mundial pela vida. Nesse cenário de colapso do sistema de saúde, a melhor forma de fazer com que a curva de novos infectados baixe é com a prevenção. Por isso, estamos distribuindo máscara, álcool em gel e detergente líquido para aquelas pessoas que não têm condições financeiras para comprar esses itens”, afirma a articuladora da Visão Mundial no Amazonas, Maria Lucinete Trindade Bezerra.

 

A estimativa é que até 25 mil pessoas possam ter sido alcançadas pela distribuição dos kits de higiene pessoal e máscaras de proteção (Foto: Juciandro Vale Said / Visão Mundial)

No total, foram distribuídos nos dois municípios 2.330 kits com máscara de algodão, álcool em gel e sabão líquido (opção de kit n⁰1); e 2.670 kits com máscara de algodão e sabão líquido (opção de kit n⁰ 2). Em Manacapuru, a distribuição aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Em Manaus, a distribuição contou com parceria com as Igrejas Presbiteriana de Manaus e Mundo Para Cristo, com a Associação AME e a Associação Caminho Seguro.

José Eustáquio Fortunato é pastor na Igreja Presbiteriana em Manaus e há mais de 20 anos é voluntário da Visão Mundial nas ações realizadas. “A gente tem trabalhado em parceria com a Visão Mundial nas regiões ribeirinhas há muitos anos. E seguimos trabalhando juntos agora, nesse momento dessa terrível pandemia. A situação de vulnerabilidade social é muito grande na nossa região, com pessoas sem condições financeiras de comprar os materiais adequados para se prevenirem da doença. Então, tem sido muito gratificante trabalhar junto nessa importante ação de prevenção, tão necessária nesse momento crítico”, afirma.

Léia foi uma das pessoas que receberam os kits de higiene em Manaus. Desempregada, ela cria sozinha os três filhos em um dos bairros mais afetados pela COVID-19 no município. Em uma casa pequena, com difícil acesso a água potável, torna-se ainda mais desafiador manter as medidas de prevenção, em especial com uma de suas filhas, que está no grupo de risco. As doações têm ajudado Léia e sua família a ter acesso a alimentos, informação e itens de higiene e limpeza. “Já tinha ganhado da Visão Mundial o kit de ternura e a cesta básica. Agora, o kit de higiene também vem na hora que eu mais preciso. As doações chegam sempre na hora certa”, afirma.

Conheça um pouco mais sobre a história de Léia:

Como ajudar

A Visão Mundial dedica esforços e recursos para garantir proteção e bem-estar de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais pobres de nosso país. Para doações, a Visão Mundial disponibiliza o telefone 0800 70 70 374 e o site https://visaomundial.org/emergencia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *